Núcleo de Assistência: assistência social e jurídica

A Casa de Marias oferece um serviço gratuito de assistência social e jurídica, conduzido por profissionais capacitadas.

Para mais informações e agendamento, entrar em contato através do Whatsapp (11) 95851-3330.

Público alvo: Mulheres que busquem assistência social e jurídica

Advogadas

OAB 202710

Alessandra Garcia Nogueira Lucio – Mulher Preta. Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes. Advogada a 24 anos, Pós-Graduada em Processo Penal e Direito Penal Aplicado pelo EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Pós-Graduada em Direito Público e Direitos Humanos pela UNINOVE e Mestranda no Programa de Pós graduação, Direitos, Humanidades e outra Legitimidades – FFLCH – USP. Representante Discente  da Comissão Coordenadora do PPGDHL- USP, Coordenadora geral do Coletivo Itéramãxe.

        Advogada

OAB 402397

Me chamo Lydia, tenho 38 anos.

Sou advogada e minha trajetória se inicia com meu estágio na Fundação Casa, no setor SAJA (Setor de Atendimento Jurídico ao Adolescente). Durante o ano estagiando, orientei adolescentes apreendidos nas Unidades provisórias referente ao sistema processual e medidas sócio-educativas previstas no ECA; bem como, após a sentença,a atualização do menor sobre as fases processuais até a sua liberação.

Ainda na área de orientação, estagiei no Núcleo de Prática Jurídica, atuando como parceiros
da Defensoria pública no atendimento da população em situação de vulnerabilidade.
Realizo ações esporádicas voluntárias, sendo a última no presídio de Guarulhos para agressores sexuais pelo Instituto Pró Bono, falando sobre o tema de Saúde e Drogadição.

Faço parte do quadro de colaboradores do Espaço Cultural Monte Kemel desde 2013
ativa nas ações e demandas do território.

Hoje, faço parte do Coletivo Quintal Aberto (Espaço Cultural Monte Kemel) e iniciei a Marcha das Mulheres Negras de SP. Pertenço também a grupos de estudo sobre temas pertinentes à Raça Negra e ao Feminismo, como Feministas em Marcha, Denegrir, Pretitudes (cursos).

Busco sempre a reformulação pessoal através dos estudos referentes a Raça, Gênero e Classe, buscando acolher e aprender com todos, todas e todes através das experiências trocadas na vivência de cada um.

        Advogada

OAB 327203

Advogada, formada pela PUC/SP. 

Presta assessoria jurídica especializada com olhar sensível e atento para todas as questões que envolvem raça, gênero e classe, por meio do atendimento acolhedor e humanizado. 

Acredita no pleno exercício dos direitos, no enfrentamento de injustiças e violações como formas de defesa do Estado Democrático de Direito.

        Advogada

Assitentes sociais

CRESS SP/ 65217

Meu nome é Angela, tenho 42 anos, me formei em Serviço Social em 2019 e atualmente estou finalizando uma pós graduação no curso de Assistência Social e Saúde Pública.
Minhas experiências antes da área social, foram na área jurídica, cursei 3 anos de Direito (entre os anos de 2006 e 2009) nesse período estagiei em um Escritório de Advocacia Criminal. Posteriormente trabalhei durante 7 anos com quebra de sigilo telefônico, atendendo demandas do judiciário.
Durante minha formação em Serviço Social, estagiei no Centro de Acolhimento Temporário para homens e no Cenlep/Cedesp.
E no ano de 2022, trabalhei como Orientadora Socioeducativa em um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes.
Minha formação e experiência na área social foram dois fatores que me agregaram positivamente e demonstraram- se importantes e cruciais para minha desenvoltura profissional atual.
As vivências que tenho, principalmente como orientadora socioeducativa no Saica, fortaleceram meu aprendizado e me possibilitaram o desenvolvimento da prática na área social.
Trabalhar no Saica expandiu o meu entendimento do quanto crianças e adolescentes em acolhimento são vítimas da violência estrutural da nossa sociedade e essa violência se estende para seus familiares.
Esse período de trabalho na área social somado com minha formação me fez acreditar que possuo capacidade de contribuir para efetivação dos cuidados e direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade, e ter oportunidade de trabalhar e conviver nessa área vai me agregar conhecimento e contribuir para meu crescimento não somente profissional como pessoal.

Assistente Social

CRESS SP/ 38288

Assistente Social,
Graduação PUC/SP (2004) Especialista em Saúde Mental – IPQ/HQ/SP (2011)
Pós-Graduação-FAMS/SP Saúde da Família, População Negra, Polícia Pública (2014)
Atualmente em transição Carreira Profissional, especialista em face do protagonismo
feminino no enfrentamento às Violação dos Direitos.

        Assistente Social

CRESS SP/ 61509

Formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica PUC – SP, Militante e atuante na defesa dos direitos humanos com centralidade nos Direitos sexuais e reprodutivos, Pesquisadora do Centro de Estudos Periféricos e Educadora Social de crianças e adolescentes.

        Assistente Social

CRESS SP 60280

Formada em Serviço Social com ênfase em “Politicas de direitos e rede” e “Saúde da família”. Como profissional de Serviço Social que estuda a realidade social brasileira, trabalho diretamente com a população, atuo em situações de violação de direitos humanos como trabalho análogo à escravidão, situação de refúgio, situação de rua e migração.

        Assistente Social