Rodas de conversa e vivências para mulheres negras de pele clara trocarem em um espaço seguro sobre suas experiências, identidades, demandas emocionais e psíquicas, os encontros acontecerão semanalmente, durante o primeiro semestre de 2022.

O projeto pretende mapear e descrever os impactos para a saúde mental de mulheres negras da pele clara no que diz respeito às vivências das especificidades destas negritudes a partir do conceito de identidade. Entendo identidade a partir da Antropologia, junto ao professor Kabengele Munanga no livro “rediscutindo da mestiçagem” em que o mesmo diz que a mesma não será construída no nada, mas sim a partir da cultura, território, classe social, religiosidade, acesso educação, etc. O que denota que a construção das identidades – e em específico a identidade negra – acontecerá de modos diferentes para cada pessoa. Mais adiante podemos sugerir que cada pessoa terá uma concepção diferente do que constitui uma pessoa negra.

Complemento a concepção de identidade neste projeto a partir da teoria psicanalítica trazida por Neusa Sousa Santos no texto “o estrangeiro: nossa condição” onde podemos compreender que constituímos nossa identidade a partir do olhar do outro, do estrangeiro, do que é o estranho de nós mesmos. Isso significa que mulheres negras da pele clara podem vivenciar experiências de afirmação ou negação de suas identidades negras a partir das transições por diferentes territórios e encontros com diferentes pessoas. 

A ideia do grupo é, portanto, explorar estes movimentos vividos por estas mulheres na vivência de suas identidades negras de pele clara e verificar em coletiva as demandas emocionais e psíquicas que estes movimentos reverberam. Esta exploração se dará a partir de objetivos pré-estabelecidas a partir da pesquisa bibliográfica acerca da negritude da pele clara produzida nos últimos 50 anos no Brasil – dentro da antropologia, ciências sociais e psicologia – bem como a partir de experiências minhas enquanto psicóloga no meu fazer clínico na Roda Terapêutica das Pretas e no consultório

ATIVIDADE PRESENCIAL

Os encontros acontecem semanalmente,
aos sábados, das 12h às 14h.
Com início no dia 02 de abril de 2022.

A atividade será realizada na Casa de Marias, seguindo todos os protocolos sanitários.

Inscreva-se no formulário a seguir.

🌳 Coordenado por: Carolina Cristal Ferreira (CRP: 06/130824) Psicóloga. Possui especialização em drogas y vulnerabilidade social pela UNIFESP y atualmente é mestranda no programa de Saúde Coletiva na mesma instituição. Trabalha com psicologia clínica y é esquizoanalista no projeto Inangá-Psicologia, sua clínica é composta majoritariamente por pessoas negras e LGBTQIA+. É co-fundadora e psicóloga social na coletiva Roda Terapêutica das Pretas. Desenvolve rodas de conversa y facilitação de grupos voltados para mulheres y população negra. É artista, poeta y pesquisa de forma autônoma gênero, sexualidade y corporeidades.