Núcleo

Saúde Mental e Interculturalidades

O que é o núcleo?

O Núcleo Interculturalidades da Casa de Marias é composto por parentas de diferentes origens que atuam junto a mulheres e crianças de culturas diversas, realizando atendimentos em grupo ou atendimento individual, a partir de uma perspectiva feminista, antirracista e decolonial.

Como surge o núcleo?

Os encontros culturais podem ser muito ricos, mas também podem ser desafiadores, especialmente em uma sociedade em que existe muito desconhecimento e pouca abertura para trocas culturais igualitárias. Desde a colonização, vivemos em um mundo que hierarquiza as pessoas e que pouco respeita direitos sociais, ambientais e culturais. Este Núcleo foi criado pois as estatísticas apontam um grande número de violências contra pessoas indígenas, migrantes e refugiadas ao redor do mundo. E na Casa de Marias são inúmeros os relatos de mulheres e crianças racializadas - sejam negras, indígenas, em situação de migração ou refúgio - em que episódios de racismo e de xenofobia deixaram traumas e causaram danos materiais ou danos simbólicos dilacerantes.

Nosso horizonte:

Em primeiro lugar, temos o desejo de oferecer escuta e acolhimento terapêutico sensível para mulheres e crianças de diversas origens e tradições.
Em segundo lugar, temos o objetivo de difundir saberes a respeito de diferentes crenças e culturas, especialmente aquelas historicamente silenciadas ou marginalizadas.
Com isso, nosso horizonte é contribuir para a ampliação da sensibilidade intercultural em nossa sociedade e combater a violência contra mulheres e crianças dos diferentes grupos étnico-raciais e culturais.

Integrantes do núcleo:

Debora
Kezia
Thamile

Caso você esteja buscando atendimento particular conheça a cliníca da Casa de Marias: