A Casa de Marias é um espaço de escuta e acolhimento. Lugar pensado em cada detalhe, por uma equipe qualificada de psicoterapeutas, para receber pessoas que, por qualquer motivo, precisem de cuidado. Nosso espaço nasce para ser casa, para criar raízes, para ser oásis em tempos difíceis. A Casa de Marias, coordenada por um grupo de mulheres negras, se propõe uma prática clínica não-dissociada do campo social e, por isso, se debruça com especial cuidado as questões que envolvem classe, gênero, raça e território. Abrigamos profissionais das mais diversas abordagens teóricas e que oferecem diversos serviços: psicoterapia individual, psicoterapia grupal, terapia para casais e famílias, cuidado psicológico voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos, oficinas temáticas, grupos terapêuticos, cursos de formação, grupo de estudos, supervisão clínica individual e grupal, consultorias, rodas de conversa, dentre outros. Entre em contato conosco e venha conhecer a Casa de Marias.
Chamamos esse espaço de casa porque é assim que o vemos. É assim que gostaríamos que as pessoas que chegassem aqui o sintam. Casa como lugar das nossas memórias, das nossas histórias, das nossas origens e raízes, das lembranças e experiências que fazem parte de quem somos hoje. Casa como espaço de aconchego, de acolhimento, de ancoradouro, de oásis, de lugar de respiro, de refazimento, de parar, recobrar as forças e energias, de se sentir melhor do que chegou para seguir em frente de outro jeito, mais fortes, mais atentas, mais cicatrizadas. Marias porque somos todas nós. São todas as que nos antecederam, que lutaram e abriram espaço para que hoje estejamos aqui. São todas as nossas sementes que hoje plantamos e que irão florir no futuro.
Marias são as guerreiras brasileiras de todos os dias, são mulheres como nós, nossas mães, nossas avós, nossas tias, nossas irmãs. Marias são nossas raízes, origem do mundo, lutadoras que nos inspiram, nos guiam e nos servem de bússola no nosso horizonte de justiça social, emancipação e liberdade para o nosso povo. Casa de Marias tem a árvore como símbolo porque é metáfora do ciclo da vida. É para nos lembrarmos que antes de nós tinham muitas outras. Temos raízes de luta, de garra, de força e assim serão nossos frutos, de tudo o que plantarmos juntas. Todas nós temos nossas Marias e a elas rendemos todas as nossas homenagens.
Casa de Marias é, acima de tudo, espaço de resistência. Espaço fortaleza de guardar sonhos, porque acreditamos que sem utopias e sonhos nós somos facilmente vencidos. Adoecidos emocionalmente, fragilizados psiquicamente, não temos condições de lutar pelo que acreditamos. E, por isso, a missão da Casa de Marias é cuidar, escutar e acolher. É promover processos terapêuticos e curativos não só dentro dos nossos consultórios, mas fora deles também. Não só pela fala e pela escuta, mas pela arte, pela cultura, pela música e pelas mais diversas manifestações e potências humanas.
A ONG Casa de Marias oferece atendimento gratuito.
Destinado a pessoas que estão em grave situação de vulnerabilidade socioeconômica e que, por isso, não podem dispor de qualquer valor para custear o seu atendimento. Para esses casos, a Casa de Marias dispõe de atendimentos nas seguintes modalidades:
O Projeto “Plantão Psicológico” é um espaço de escuta individual que visa acolher, individualmente e de forma gratuita, mulheres em situação de sofrimento psíquico. Será um único atendimento, ou seja, você não seguirá sendo acompanhada pela profissional que fizer o seu acolhimento.
Público alvo: mulheres acima de 18 anos, pretas, periféricas, imigrantes, trans e com renda de até 3 salários mínimos.
O projeto “Grupo de Acolhimento” se trata de um grupo de escuta para mulheres que precisam de acolhimento psicoterapêutico em caráter emergêncial. Os encontros acontecem ONLINE toda terça-feira, às 09h.
Público alvo: mulheres acima de 18 anos, pretas, periféricas, imigrantes, trans e com renda de até 3 salários mínimos.
A Casa de Marias oferece um serviço gratuito de assistência social, conduzido por profissionais muitíssimo capacitadas para orientação.
Público alvo: mulheres acima de 18 anos, pretas, periféricas, imigrantes, trans e com renda de até 3 salários mínimos..
A Casa de Marias realiza diversos projetos que buscam acolher, empoderar e fortalecer nossa comunidade. Desenvolvidos pelos nossos núcleos, esses projetos são voltados para atender às demandas específicas de diferentes grupos, com iniciativas que ocorrem de forma contínua e outras que são sazonais. Cada projeto é pensado para proporcionar o suporte necessário, oferecendo recursos e atividades que fazem a diferença na vida de quem nos procura. Explore nossos projetos e veja como podemos ajudar!