Núcleo

Arte e Cultura

O que é o núcleo?

O núcleo é composto por psicólogas e musicoterapeutas, que desenvolvem projetos terapêuticos e/ou artísticos em suas clínicas e junto à Casa de Marias. O Núcleo também organiza Saraus no quintal da Casa, com microfone aberto, para quem quiser partilhar sua arte, divulgamos as datas em nossas redes sociais.
Como estruturante de nossa aproximação com arte e cultura, nossa apropriação da mesma, acreditamos na arte e cultura descolonizada, para além do esvaziamento e apagamento ocidental dos povos originários e escravizados, que tenta afastar a população periférica, preta, indígena lgbtqiap+ de seu fazer e acesso. Nos apropriamos da arte que existe e resiste entre nós, como tecnologia de socialização e fortalecimento das comunidades, recriação de autoconceito positivo e sobretudo de articulação política e de saúde mental.

Como surge o núcleo?

O Núcleo de Arte e Cultura da Casa de Marias foi inaugurado em março de 2023, pensando em um espaço de articulação entre arte, cultura e saúde.
A arte, a escrita, a música, o desenho, a pintura, a fotografia, a poesia, entre outras, compõe nossas estratégias para ampliar o acolhimento e construir outras formas de escuta e outras formas de cuidado, reconhecendo que as práticas artísticas articuladas às práticas em saúde mental demonstram recursos muito significativos para as diversas formas de expressão, construção de vínculos, desenvolvimento, autovalorização e re.construção de autoestima.

Objetivo do núcleo:

Nosso objetivo é proporcionar um espaço de aproximação ou reaproximação com as formas plurais de artes, contribuindo pra diminuição dos efeitos devastadores dessa deslegitimação e invisibilizarão de artes de pessoas não brancas, oportunizando a elaboração, estruturar sentidos, manutenção de perceptivas e esperança.
Nossa aposta é que esse Núcleo possa ser casa e ponte, entre as pessoas que atendemos e também para as profissionais que atuam na Casa de Marias. Temos como inspiração Nise da Silveira, Conceição Evaristo e tantas outras mulheres que vieram antes de nós, abrindo espaços para novas formas de resistir e existir.

Para nós, arte e psicologia caminham juntas, na cartografia dos afetos e vínculos.

“A nossa escrevivência não pode ser lida como histórias para ‘ninar os da casa grande’ e sim para incomodá-los em seus sonhos injustos.”

Conceição Evaristo

“O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com a outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”

Nise da Silveira

Integrantes do núcleo:

Laryssa
Letícia_
Kezia
Thamile
Samara(1)

Caso você esteja buscando atendimento particular conheça a cliníca da Casa de Marias: