Núcleo

Núcleo de atenção às lideranças, ativistas e defensoras de direitos humanos

O que é o núcleo?

A equipe deste núcleo é composta por psicólogas, advogadas e musicoterapeutas que atuam junto às mulheres que se dedicam à luta por direito à moradia, segurança alimentar, igualdade étnico-racial, igualdade de gênero, sexualidade, saúde, acesso ao trabalho e renda, à terra, dentre outros. Os atendimentos são voltados para o cuidado em saúde mental e atendimento jurídico de ativistas mulheres de todas as faixas etárias, mulheres negras, quilombolas, indígenas, periféricas, do campo, LGBTQIA +, e familiares de ativistas expostas à violências.

A característica principal dos movimentos sociais estão ligadas à coletividade e participação ativa, do mesmo modo, nossas ações são orientadas por: práticas coletivas e comunitárias em saúde mental; participação social como estratégia de promoção de saúde; formação de redes de cuidado; fortalecimento do protagonismo e autonomia no cuidado. No atendimento jurídico, os atendimentos serão voltados a orientação, escuta e acompanhamento jurídico no caso de violações de direitos e violências.

Como surge o núcleo?

O Núcleo de atenção às lideranças, ativistas e defensoras de direitos Humanos da Casa de Marias, surge com a proposta de atendimento às mulheres que atuam nos movimentos sociais de promoção e proteção de Direitos Humanos. Compreendemos que tais mulheres muitas vezes são expostas a situações de violências e violações por parte do Estado ou de outros atores da sociedade, o que pode refletir em sofrimento e adoecimento psíquico, solidão, medo, tristeza, exaustão, ansiedade, impotência, diante de ataques, ameaças, intimidações e violências. Neste sentido, consideramos de suma importância oferecer um espaço de orientação, escuta e acolhimento humanizado, para o cuidado e promoção de saúde mental destas mulheres.

Quem somos?

Alessandra Garcia Lucio
Coordenadora geral do Instituto Itéramãxe e atuante na frente de Direitos Humanos e Racial Mulher Preta. Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes. Advogada a 25 anos, Pós-Graduada em Processo Penal e Direito Penal Aplicado pelo EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Pós-Graduada em Direito Público e Direitos Humanos pela UNINOVE e Mestra em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (DIVERSITAS/USP). Especialista em direitos humanos, relações raciais e práticas antidiscriminatórias na promoção da igualdade racial, no combate ao racismo e na garantia dos direitos das populações racialmente discriminadas.

Ana Lucia Almeida Anunciação
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial (UNICSUL) e em Saúde Mental (IPQ-HCUSP). Experiência em psicologia clínica na abordagem fenomenológico-existencial, tendo como público alvo a população negra adulta. Tem como áreas de interesse psicologia fenomenológica decolonial, saúde mental da população negra e questões relacionadas à raça e gênero.

Kézia Paz
Musicoterapeuta, Mestranda pela USP, Especialista em Prevenção e Enfrentamento da violência (FCM-Santa Casa-SP), pós-graduada em Controle Social de Políticas Públicas (Escola do Tribunal de Contas do Município), musicoterapeuta da saúde mental no SUS e musicoterapeuta na Casa de Marias. Promove atendimentos individuais e grupos terapêuticos mediados pela música e por experiências musicais, com foco no trabalho com mulheres negras e periféricas, infâncias e juventudes plurais.

Maria da Conceição Nascimento
Psicóloga, Orgonoterapeuta, Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2022). Membro da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) e do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira - Kitembo/UFF. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Barra Mansa (1977), pós-graduação (Especialização) em Raça, Etnias e Educação no Brasil (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Clínica e Supervisão Clínica, discorrendo principalmente sobre os seguintes temas: violência, clínica, mídia, racismo e subjetividade.

Thâmile Vidiz
Musicoterapeuta pela Universidade Federal de Goiás. Griô Aprendiz e Educadora Griô, pela Escola de Formação Pedagogia Griô. Artista e arte educadora. Facilito processos musicoterapêuticos para mulheres, crianças, adolescentes, artistas. Pesquisas que vão para além das cosmovisões hegemônicas pautadas na academia. Feminismos plurais, saúde mental de populações periféricas, rurais e migrantes. Atenta aos marcadores de raça, gênero e classe social. Utilizando formas de cuidado por meio das artes. Integrando saberes e fazeres passados a mim pelas oralidades da minha ancestralidade e por mestras e mestres, com quem tenho o prazer de caminhar.

Integrantes do núcleo:

Alessandra garcia
Ana Lucia_
Kezia
Maria da Conceição_
Thamile

Caso você esteja buscando atendimento particular conheça a cliníca da Casa de Marias: