Entre o estar junto e o perder-se de si

A todo momento e por toda minha vida, escutei o quanto é nobre dedicar-se ao outro. Fui compreendendo que quanto mais eu doasse meu tempo e minha disponibilidade afetiva, mais reconhecida e admirada eu seria. O título de generosa era tudo o que quis por muito tempo. Sempre pensando primeiro na família, nos amigos, nos relacionamentos, e em todos aqueles que necessitam de mim. E me entregando por entre os caminhos, os laços e afetos, me esvaziei.

Nesse processo, comecei a compreender algo valioso: a diferença entre cuidar e (tentar) se responsabilizar por alguém. Sim, a crença de que somos capazes de nos responsabilizar pelo outro é sempre ilusão, por isso ressalto a palavra tentativa. E é exatamente este o ponto mais desafiador de compreensão: a única pessoa pela qual sou capaz de me responsabilizar sou eu mesma. Sempre que fizer o movimento de tentar me responsabilizar por alguém que não eu, viverei o peso da falha e sua frustração.

Sinto que cuidado e responsabilização são conceitos semelhantes, mas com diferenças cruciais. A responsabilização é a ilusão de que somos capazes de viver a vida do outro por ele, interferindo em suas escolhas, compartilhando com ele as consequências e dividindo a culpa. Quando, na verdade, as escolhas, consequências e responsabilidades pelo que se vive são as coisas mais individuais as quais podemos experienciar.

O desafio posto é então o de como estar junto aos nossos sem comprar a sobrecarga da ilusória responsabilização: e é aí que entra o cuidado. Esta disposição nos dá a possibilidade de estar com o outro lhe oferecendo apoio, mas na compreensão de que, radicalmente, cada qual se responsabiliza por sua própria existência. Um afago, a escuta, o diálogo, a presença e tudo mais possível para caminhar junto, lado a lado, sendo suporte, mas preservando a individualidade que cada ser é. Cuidado tem a ver com estar junto ao outro sem abandonar a si mesmo.

✍🏾 #AsMariasDaCasa
Contribuição de Alessandra Marques,
psicóloga do nosso corpo clínico